Educação para todos: como a Vida Jovem contribui para a capacitação profissional dos jovens no mercado de trabalho

Você já parou para observar a quantidade de jovens que trabalham no mesmo ambiente que o seu? A capacitação profissional tem mudado a realidade daqueles que desejam entrar no mercado de trabalho. De acordo com o último censo, um quarto da população brasileira é composta por jovens. Esses, assim que se formam no ensino médio, procuram suas primeiras oportunidades de emprego, mas essa experiência nem sempre é positiva. 

Ainda que algumas empresas estejam inserindo o jovem no mercado de trabalho, segundo  o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, a juventude de 14 a 17 anos ainda compõem 39,2% da taxa de desemprego, enquanto os de 18 a 24 representam 23,8%. Essa situação faz com que jovens que não têm oportunidade muitas vezes sejam obrigados a deixar o ensino para se arriscar com trabalhos informais a fim de garantir uma renda. Essa taxa de desocupação é ainda maior para negros que representam 13,5%, enquanto pardos 12,6% e brancos 8,7%.

A Associação Vida Jovem busca mudar esse cenário com a capacitação profissional de jovens de heliópolis por meio de cursos nas áreas de tecnologia e administração, além da oferta de oficinas de cultura e apoio psicossocial. Nossa atuação é direcionada aos jovens entre 14 a 17, faixa etária que conforme IBGE é estimado 4 desempregados a cada grupo de 10 pessoas. A contribuição da sua empresa pode fortalecer ainda mais o nosso compromisso de tornar jovens protagonistas das suas próprias histórias

A capacitação dos jovens de Heliópolis para o futuro profissional 

Cada vez mais o mercado de trabalho passa por um processo de adaptação. Há empresas que acreditam no protagonismo dos mais novos e aposta na inovação das suas ideias, enquanto outras preferem reduzir suas equipes e ficar com os mais antigos da casa. Nós somos do time que acredita no papel do jovem como um agente da mudança dentro da área profissional. O Gilson Martins do Instituto Société Genéralé que é parceiro da Vida Jovem acredita que

“A importância de um curso profissionalizante para nossos jovens será sempre o despertar de habilidades e saberes desconhecidos por eles, é dar a autonomia de escolha do seu próprio caminho. Educar não é uma tarefa tão fácil no mundo de hoje, mas com estímulos, incentivos e conhecimentos específicos se abre um leque de opções.

A Vida Jovem tem um papel fundamental, com o olhar diferenciado e realiza esse processo com maestria dando condições para jovens seguirem seus sonhos.”

 

A capacitação profissional do jovem para o mercado de trabalho é o momento da sua vida que ele encontra a possibilidade de aprender na prática e se tornar futuramente um profissional mais preparado para o mercado de trabalho. Além disso: 

Oportunidade de crescimento 

É nesse momento que jovens se deparam com novos desafios. É com a prática que percebem seus maiores acertos, falhas e melhoram seu potencial. Capacitá-los para o futuro profissional é permitir que já entrem no mercado de trabalho mais maduros. Veja o depoimento de um jovem beneficiado pelo projeto

“A Vida Jovem abriu portas que eu não imaginava que fosse capaz, me fez acreditar na minha capacidade, serei eternamente grata a Vida Jovem por me proporcionar tantas coisas incríveis, amizades, aprendizados, conhecimento, amor, e sou grata mais ainda por vocês terem acreditado em mim e hoje estar trabalhando em uma grande multinacional. Muito obrigada!! Vocês sempre estarão no meu coração.”

Podem mudar sua realidade  

Quando você oferece uma vaga para um jovem ou doa para algum programa que trabalhe com a capacitação dessas pessoas, está dando a possibilidade de um futuro melhor para jovens que vivem em regiões de vulnerabilidade social.

Por que apoiar a entrada no mercado de trabalho? 

Como já citamos no início deste artigo, muitas são as dificuldades que jovens encontram para ingressar no mercado de trabalho. Quando doamos para uma associação que realiza um trabalho de apoio e capacitação profissional a essas pessoas, estamos dando uma oportunidade de mudarem seu futuro.

A introdução da juventude na vida profissional além de garantir uma economia mais rotativa, que se adapte continuamente, é uma forma de mudar a realidade de um jovem. E por muitos viverem em situação de vulnerabilidade social, sem um apoio de fora não iriam ter uma oportunidade de desenvolvimento. Com a capacitação, os jovens: 

  • Contribuem para uma economia mais diversificada 
  • Podem transformar suas vidas 
  • Desenvolvem inteligência emocional e racional 
  • Senso de coletivo 
  • Capacidades profissionais 
  • Compromisso e responsabilidade 

Como a capacitação da Vida Jovem contribui para o ingresso no mercado de trabalho? 

Há mais de 3 décadas a Associação Vida Jovem trabalha oferecendo oportunidades de estudo para qualificação e entrada no mercado de trabalho aos jovens de Heliópolis, em São Paulo. Nosso objetivo é superar barreiras, desigualdades e preconceitos por meio da educação. 

Nós acreditamos nos sonhos dos nossos jovens e nesse período de atuação já conseguimos inserir mais de 430 jovens no mercado de trabalho. Os cursos que oferecemos buscam desenvolver as habilidades humanas e profissionais, e se dividem em três áreas: capacitação, cultura ou o programa mentor social. 

Capacitação

Oferecemos cursos de capacitação profissional em áreas estratégicas do mercado de trabalho: 

  • administração 
  • hotelaria e turismo 
  • manutenção de computadores 
  • web design 

Cultura 

Buscamos proporcionar o protagonismo por oficinas que ofereçam vivências artísticas pela: 

  • dança
  • música 
  • teatro 
  • integração criativa 

Mentor social

Aqui promovemos a interação dos jovens com profissionais das áreas que atuam em empresas parceiras, desenvolvendo por meio das trocas profissionais e pessoais: 

  • postura sócio-profissional 
  • como elaborar currículo 
  • boas práticas

Acredite nos jovens e contribua para um futuro

Tudo o que um jovem precisa é de alguém que acredite nos seus sonhos, nós acreditamos em cada um dos nossos beneficiários e sabemos que com o seu apoio a nossa atuação pode tornar o protagonismo de cada um deles ainda maior. É hora de mudar a história de vidas jovens e contribuir para um futuro melhor.

FAÇA UMA DOAÇÃO

Nota Fiscal Paulista: você doa automaticamente seus créditos do Programa Nota Fiscal Paulista para a Associação Vida Jovem. 

Transferência bancária: sua contribuição também pode ser feita pela doação em dinheiro. 

(CNPJ: 57.062.366/0001-02)

BRADESCO

Ag: 2720

Cc: 7519-1

ITAÚ

Ag: 0644-0

Cc: 43227-9